Joinville / SC - domingo, 18 de agosto de 2019

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Consulta Psiquiátrica


  Consultar um Médico Psiquiatra, significa obter informações a respeito de alguma  situação de saúde que tenha como expressão Sintomas Mentais ou Comportamentais (Sofrimento Psíquico).

  A decisão final, de acatar ou não as orientações dadas em uma Consulta Psiquiátrica, será sua. 

  Fique atento à resistência ou temor inconsciente que podemos ter à um possível tratamento.

  Tente reconhecer e evitar a influência do estigma e preconceito relacionados aos Transtornos e Tratamentos Psiquiátricos, que sem dúvida, são frutos da falta de conhecimento.

  Por isto, se você apresenta algum Sofrimento Psíquico, consulte um Psiquiatra, pois além da provável melhora dos sintomas, estará beneficiando sua saúde como um todo. Indivíduos com transtornos mentais sem tratamento, ao longo dos anos podem ter maior incidência de outras patologias clínicas, além de maior tendência à cronificação e agravamento dos próprios transtornos mentais.

 

   Como aproveitar melhor a Consulta

  Para que a Avaliação Psiquiátrica possa ser mais precisa, procure dar informações bem objetivas e sinceras e tente não desviar o foco em pontos não tão importantes para o esclarecimento de sua situação de saúde.
 

   Horário

  Se é a primeira consulta, programe-se para chegar quinze minutos antes da hora marcada e 10 minutos antes se já é acompanhamento.

  Em caso de não comparecimento à consulta, favor avisar antes de 48 horas, pois faltar sem avisar, estaria privando um paciente de ser atendido neste horário. 
    

   Relato da História Clínica

  Antes da Consulta, procure fazer um resumo por escrito dos principais tópicos de seu problema e se possível em ordem cronológica. 
  Anote todos os medicamentos que você já usou ou usa habitualmente. Se possível, leve as receitas ou caixas destes medicamentos.

   Importante

  O resultado do tratamento depende de você seguir com dedicação a orientação médica, e se for o caso, de usar a medicação corretamente.
  Visualize que o resultado nem sempre é imediato, e necesitará de um pouquinho de paciência e perseverança. Há estudos que indicam que até 45% dos pacientes abandonam tratamento psiquiátrico no primeiro mês, pois é comum muitas medicações utilizadas terem período de algumas semanas de "adaptação até início dos efeitos desejados". 
  Assim sendo, faça acompanhamento regular e sempre converse com seu médico diante de qualquer dúvida, seja ela proveniente de sua própria experiência ou do comentário de terceiros.